sábado, 15 de maio de 2021 | 3:24 PM
27 °c
Natal

Sobre

Afio Jornalismo é um canal de jornalismo criativo, independente e sem fins estritamente lucrativos. É um site pensado, criado e mantido por Everton Dantas, jornalista/repórter profissional com atuação em impresso e digital; assessoria, sala de aula e rádio. Textos opinativos assinados pelo autor só refletem as suas opiniões pessoais. Nada mais. 

O objetivo é produzir conteúdos melhor contextualizados nas áreas de política e economia, principalmente. E ampliar o alcance de artigos nas áreas de educação, tecnologia, ciência, cultura, entre outros. O nome não se deve a outro motivo: há 20 anos a fio, trabalho só com isso. 

As outras derivações apenas casaram: como o fato da expressão “fio” ter surgido (usada para explicar algo) e também de ser o final da palavra desafio (que é mesmo, neste cenário local). Afio está baseado no Rio Grande do Norte e – acima de tudo – quer produzir jornalismo útil.

Everton Dantas, Afio Jornalismo. Foto: Elisa Elsie/Duas Estúdio

O projeto atual é a continuidade de anteriores: “Página Paralela” e “Projeto Tipo“, este último feito em parceria com Rafaela Bernardazzi. É também resultado do aprendizado com jornalistas (no Diário de Natal, na Tribuna do Norte, no Novo Jornal e no OP9) e da passagem como professor pela UFRN.

Não poderia deixar de citar aqui o projeto desenvolvido graças a edital do Fundo Brasil de Direitos Humanos; uma reportagem investigativa sobre o “massacre de Alcaçuz”. Foram 300 propostas, só 18 selecionadas. Uma delas resultou nisso: “O presídio do absurdo“.

As regras do projeto anterior ainda valem: é aceitável compartilhar citando a fonte; usar parte do conteúdo, citando a fonte; participar, seja com comentário ou virando sócio; criticar, reclamar, detonar, discutir, descurtir, mas tudo com o mais absoluto respeito. A réplica é válida. A tréplica também. 

Não é aceitável usar o conteúdo produzido aqui para ganhar dinheiro em outro lugar; usar o conteúdo daqui em veículo com fins lucrativos, sem ter autorização; usar o conteúdo produzido aqui em contextos com os quais o autor não concorda; usar os comentários para agredir pessoas; som de carro. 

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist